Atividades do biólogo consultor de fauna: metodologias e técnicas para o estudo e manejo de diferentes grupos da fauna

Já falamos aqui sobre o licenciamento ambiental e sobre como o biólogo pode atuar na produção dos estudos de necessários ao licenciamento, sugerir medidas mitigadoras para reduzir o impacto causado pelo empreendimento e atuar no monitoramento durante a após a instalação do empreendimento. O trabalho do biólogo consultor de fauna envolve a análise e avaliação dos impactos ambientais decorrentes de projetos ou atividades humanas sobre as populações de animais silvestres, com o objetivo de minimizar esses impactos e promover a conservação da biodiversidade.

O biólogo consultor de fauna pode estudar grupos diversos de animais, tais como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Mas quais são as atividades desenvolvidas pelo consultor que trabalha com os diferentes grupos da fauna?

O biólogo trabalha em levantamentos de fauna nas áreas impactadas por projetos e atividades, utilizando técnicas de observação, armadilhamento e coleta para identificação das espécies presentes na área.

No caso dos mamíferos, pequenos roedores são capturados em armadilhas e analisados em laboratório, enquanto mamíferos de médio e grande porte são identificados através de evidências indiretas como pelos, fezes. Registros através de armadilhas fotográficas são extremamente importantes no estudo deste grupo. Já morcegos são capturados através de redes de neblina ou harp traps. Em herpetologia, a coleta geralmente é feita através de armadilhas de interceptação e queda. Peixes são coletados através de redes de emalhar ou de artefatos qualitativos. Já aves são coletadas através de redes de neblina e devem ser retiradas cuidadosamente para evitar danos, enquanto insetos são capturados através de diversos tipos de armadilhas e puçás entomológicos.

É importante ressaltar que as metodologias são muito específicas para cada grupo da fauna e que é necessário que o biólogo tenha expertise e formação relacionada ao grupo estudado. Além das formas adequadas de coleta é necessário que o biólogo utilize técnicas adequadas de fixação e transporte para que a posterior identificação dos indivíduos coletados não seja prejudicada. Em alguns casos é necessário o apoio de biólogos especialistas em sistemática para a identificação de algumas espécies.

O biólogo consultor também realiza o manejo de fauna, utilizando técnicas de captura, marcação, translocação e reintrodução de espécies para minimizar os impactos negativos sobre a biodiversidade. Em locais onde é necessário o desmate, por exemplo, é necessário acompanhar as atividades, remanejar animais para outras regiões e resgatar animais feridos. O trabalho dos biólogos é essencial para assegurar a preservação da biodiversidade em projetos e atividades que possam impactar a fauna, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação dos ecossistemas. Considerando a magnitude dessa responsabilidade, é imprescindível que os profissionais estejam comprometidos com a ética e com a qualidade do trabalho realizado.

Gostou do nosso artigo? Se tiver dúvidas ou sugestões de temas nos avise nos comentários!

Confira nossas redes sociais
https://www.instagram.com/log_nature/

https://www.linkedin.com/company/lognature/

https://www.youtube.com/channel/UCsgvnoBMLj_ruR2fGNDr5Iw

Acesse nosso site:

Comentários