Podcast 44 – Metodologias de amostragem: bioacústica

Hoje é dia de mais um episódio do Bionote. Já são 4 anos de podcast e já produzimos 44 episódios!! E para comemorar, neste mês, nós trouxemos um tema maravilhoso, super interessante e tecnológico: a Bioacústica!

O estudo dos sons ecológicos vem se tornando cada vez mais uma importante ferramenta para a conservação. A bioacústica melhorou nossa compreensão da evolução, taxonomia e conservação da vida selvagem.

E para conversar sobre esse tema tão diverso e interessante, trouxemos a bióloga e especialista no assunto: Marina Duarte, doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Selvagem pela UFMG.

Neste episódio, a Marina conta pra gente quais são os nichos que podem ser explorados com o estudo da bioacústica, fala sobre os tipos e funcionamento de gravadores e microfones, além de dicas para a escolha do equipamento. Vamos abordar também um ponto crucial do trabalho em bioacústica: o tratamento dos dados.

Participantes:

Juliana Kleinsorge – Bióloga e Host do Podcast

Cecília Serpa – Bióloga e Co-Host do Podcast

Marina Duarte – Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Selvagem pela UFMG. Atualmente, coordena os cursos de Pós Graduação Latu Sensu em comportamento animal e Estudos Ambientais pela IEC da PUC-Minas, além do Laboratório de Bioacústica do Museu de Ciências Naturais também da Puc Minas.

Para conhecer mais sobre nosso trabalho e também nossos produtos sigam-nos nas redes sociais e acessem nossos sites.

Site: https://www.lognature.com.br/

Blog Bionote: https://www.bionote.com.br/

Facebook: http://bit.ly/lognaturefacebook

Instagram: https://www.instagram.com/log_nature/

Linkedin: http://bit.ly/loglinkedin

YouTube: http://bit.ly/logyoutube

Comentários




29/7/2021




Juliana Kleinsorge






Bushnell










O Bionote é uma iniciativa da Log Nature, uma empresa especializada na venda de materiais para a área biológica e de pesquisa ambiental.