Podcast 40 – Metodologias de campo: peixes

O Bionote de hoje inaugura a nova série: “Metodologias de campo”!
Serão vários episódios com a participação de biólogos que trabalham com diversos grupos! Eles irão falar sobre a coleta em campo e quais materiais eles utilizam!


Neste mês de março, em comemoração ao dia Mundial da água, conversamos com a bióloga Bárbara Galhardo, especialista em ictiologia!


Neste episódio, a gente conversou sobre métodos de coleta de peixes de água doce! Nossa convidada contou pra gente como a aplicação de metodologias e equipamentos corretos e eficazes é essencial para verificarmos a riqueza de peixes de um determinado corpo d’água.


O Bionote é um Podcast da Log Nature, uma empresa que fornece soluções e equipamentos para quem faz pesquisa da conservação da biodiversidade.

Participantes:

Juliana Kleinsorge – Bióloga e Host do Podcast

Cecília Serpa – Bióloga e Co-Host do Podcast

Bárbara Sanches – Bióloga e Ictióloga

Estudo comparativo: covo x peneira

https://www.researchgate.net/publication/238689912_Comparacao_da_eficiencia_de_dois_metodos_de_coleta_de_peixes_em_igarapes_de_terra_firme_da_Amazonia_Central


Estudo comparativo vários métodos de amostragem

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-69842010000200004


Estudo pesca elétrica

https://www.researchgate.net/publication/261924099_Electrofishing_efficiency_in_low_conductivity_neotropical_streams_Towards_a_non-destructive_fish_sampling_method

Comentários