Podcast 34 – Projeto lobos da canastra

O terceiro episódio da Série Iniciativas em conservação é sobre o projeto Lobos da Canastra. Nesse episódio, conversamos com os biólogos Rogério Cunha e Ricardo Boulhosa que participam dessa e de outras importantes ações de conservação. Ricardo é presidente do Instituto pró-carnívoros e coordenador executivo do projeto Lobos do pardo. Rogério é analista do ICMBIO pelo CENAP e tem 24 anos de experiência em pesquisas com lobo guará e onças.

Um grande projeto de pesquisa gerou o Programa lobos da canastra, essa incrível ação de conservação que, desde 2004, tem ampliado o conhecimento sobre a ecologia e biologia do lobo guará.

Essa iniciativa nos mostra que não há como preservar uma espécie sem a parceria e confiança da comunidade. Antes, a população da canastra enxergava o lobo como inimigo e predador das criações; hoje, após a atuação do programa, está engajada na conservação.

Nesse episódio, os biólogos nos falam sobre essa e outras importantes ações de conservação e nos dão uma aula incrível sobre comportamento, biologia e conservação do lobo guará.

Projeto lobos da canastra – http://amigodolobo.org/programa-lobos-da-canastra/

Instituto Pró-carnívoros – https://www.instagram.com/institutoprocarnivoros/

CENAP – https://www.icmbio.gov.br/cenap/

Sou amigo do lobo – http://amigodolobo.org/sou-amigo-do-lobo/

Programa para a conservação do lobo-guará – lobos do pardo-http://procarnivoros.org.br/projetos/programa-para-a-conservacao-do-lobo-guara-lobos-do-pardo/

Cachorro Selvagem Africano: https://myanimals.com/pt/mabeco-cao-selvagem-africano-extincao/

Comentários




29/10/2020




Juliana Kleinsorge






Bushnell










O Bionote é uma iniciativa da Log Nature, uma empresa especializada na venda de materiais para a área biológica e de pesquisa ambiental.